tem o prazer de informar sobre sua participação no projeto conjunto com o NUFOPEP/Rio Saúde e a Rede OTICS-Rio, no "Curso de Orientações Básicas para Agentes de Portaria Acolhedor (OBAPA)". Esta iniciativa tem sido motivo de grande orgulho para a SUBG e reforça nosso compromisso em promover capacitação e aprimoramento contínuo no âmbito da saúde pública.
A aula inaugural do curso ocorreu no dia 2 de junho, sexta-feira, no auditório A Jorge Luiz Costa do Instituto Philippe Pinel.
O evento contou com a presença do Subsecretário de Gestão, Márcio Leal, e recebeu o apoio da Diretora da Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, Ana Murai, da professora Keith Simas, do Enfermeiro Wallace Peyroton, além das Enfermeiras e instrutoras do curso, Janessa Vieira e Vanessa Rodrigues.
O Curso de Orientações Básicas para Agentes de Portaria Acolhedor é composto por diversos módulos que enfatizam o acolhimento, a comunicação, a introdução ao Sistema Único de Saúde (SUS), a segurança do paciente e os Princípios Fundamentais de Suporte Básico à Vida em Emergência (SBVE). Os cursos são ministrados em dois turnos por dia, com uma média de 20 a 30 agentes por turma, visando proporcionar um aprendizado mais individualizado e efetivo.
Estima-se que, ao longo do mês de junho, o curso formará entre 400 a 600 agentes, contribuindo para fortalecer o conhecimento e as habilidades necessárias para desempenhar com excelência as funções de portaria acolhedora, resultando em um atendimento de qualidade aos usuários do sistema de saúde.
A participação da SUBG nesse projeto reforça nosso comprometimento em promover a qualificação contínua dos profissionais de saúde, visando a melhoria constante dos serviços prestados à população. Acreditamos que investir no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos é fundamental para o aprimoramento do atendimento na Saúde Pública Carioca.
Fotos: