Perfil do profissional de educação física do Programa Academia Carioca em atividade na Atenção Primária no município do Rio de Janeiro

Renan Rocha Dias, José Augusto Guimarães de Oliveira, Junia Cardoso, Marcia Borges de Albergaria

Resumo


O estudo objetivou levantar o perfil do profissional de Educação Física do Programa Academia Carioca, em atividade na APS, no município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo. Participaram da pesquisa 77 profissionais, 38 do sexo masculino e 39 do sexo feminino. Concluiu-se que para grande parte desses profissionais parece ser um desafio fazer com que a formação acadêmica que possuem atenda às necessidades dos serviços públicos de saúde.


Palavras-chave


Profissional de Educação Física; Programa Academia Carioca; Formação

Texto completo:

PDF

Referências


Costa SM, Prado MCM, Andrade TN, Junior WSS, Filho ZCG, Rodrigues CAQ. Perfil do profissional de nível superior nas equipes da estratégia saúde da família em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 2013;8(27):90-6.

Espíndola PS, Lemos CLS, Reis LBM. Perfil do profissional de nível superior na Estratégia de Saúde da Família. Revista Brasileira de Promoção da Saúde. 2011;24(4):367-8.

Corrêa AC, Araújo EF, Ribeiro AC, Pedrosa ICF. Perfil sociodemográfico e profissional dos enfermeiros da atenção básica à saúde de Cuiabá – Mato Grosso. Revista Eletrônica de Enfermagem. 2012;14(1):171-80.

Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde. Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV). Portal SUBPAV [homepage na internet]. Painel de indicadores [acesso em 23 mai 2019]. Disponível em: https://subpav.org/.

Cardoso J, Oliveira JAG, Remédios J, Reis N, Rocha CRM, Durovni Patrícia. O profissional de Educação Física e as doenças crônicas no Programa Academia Carioca. Revista Saúde em Foco. 2017;2(1):1-11.

Brasil, Ministério da Saúde. Departamento de Informática do SUS (DATASUS) [homepage na internet]. Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) [acesso em 23 mai 2019]. Disponível em: http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Profissional_com_CBO.asp

Oliveira JAG. Avaliação da iniciativa Academia Carioca na Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Tese [Mestrado em Saúde Pública] – Fundação Oswaldo Cruz; 2018.

Martinez JFI. Educação Física e Saúde Pública: A inserção do profissional de Educação Física em um Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Tese [Doutorado em Ciências da Saúde] – Universidade Federal de Goiás; 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.