Next Prev

Sobre a Secretaria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por formular e executar a política municipal de saúde. Parte do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria é norteada pelos princípios deste sistema, que tem como propósitos promover a saúde, priorizando as ações preventivas e democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde.

Compostas por seis subsecretarias, a SMS atua no planejamento e execução de estratégias que resultem na melhora da infraestrutura da rede municipal, oferecendo um serviço ágil e de qualidade para seus usuários. Desta forma, investe na qualificação e ampliação da rede de saúde básica, universalizando o acesso, e na modernização dos atendimentos de alta complexidade.

Missão

Prover as condições necessárias para promoção, prevenção e assistência em saúde compreendida de forma sistêmica, executando atividades de excelência na área de saúde pública que resultem em melhorias na qualidade de vida da população carioca.

Visão

Assegurar a saúde integral e universal com qualidade a todos os cidadãos do município do Rio de Janeiro, exercendo a função de gestor pleno do Sistema Único de Saúde.

A Estrutura

Carlos Eduardo de Mattos

Secretário de Saúde secretario de saúde

Formação: Médico servidor concursado da Rede Municipal de Saúde há 23 anos; é vereador reeleito para o quarto mandato consecutivo.

Carlos Eduardo de Mattos tem mestrado e doutorado em cardiologia pela UFRJ e foi presidente e decano da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Dirigiu o serviço de emergência do Hospital Municipal Miguel Couto e é também coronel médico do Grupo de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Entrou para a política aos 40 anos, quando foi eleito para seu primeiro mandato de vereador, no ano de 2004, com a bandeira da saúde.


Ana Beatriz Busch Araújo

Subsecretária Geral Executiva

Claudia da Silva Lunardi

Subsecretária de Regulação, Controle, Avaliação, Contratualização e Auditoria

Leonardo Azeredo dos Santos

Subsecretário de Gestão – SUBG

Mário Celso da Gama Lima Júnior

Subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência – SUBHUE

Claudia Nastari de Paula

Subsecretária de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde – SUBPAV

Márcia Farias Rolim

Subsecretária de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses – SUBVISA

saúde presente

saúde sempre presente

Programa Saúde Presente marcou o início de uma nova fase para o atendimento de saúde da população carioca. Lançado em maio de 2009 com o objetivo de expandir os serviços de saúde a toda população do Rio de Janeiro, o programa tem como conceito a territorialização da cidade, atendendo regiões até então prejudicadas na gestão de saúde.

Com o Saúde Presente, a população conta com um sistema integrado e personalizado de assistência onde cada cidadão tem uma equipe de saúde multidisciplinar que o acompanha, dando orientações sobre promoção e prevenção e realizando o diagnóstico precoce de doenças. Com o programa, já é possível melhorar indicadores de mortalidade materno-infantil e qualidade de vida da população, além de reduzir custos hospitalares, na medida em que aumenta a medicina preventiva, diminuindo internações, consultas e exames.

Unidades que compõem o saúde presente

  • Clínicas da Família
  • Centros Municipais de Saúde (CMS)
  • Policlínicas
  • Centros de Especialidades Odontológicas
  • CAPS – Centros de Atenção Psicossocial (CAPS, CAPSad e CAPSi)
  • Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA)
  • Hospitais e Maternidades
  • Coordenações Regionais de Emergência (CER)